quarta-feira, 3 de março de 2010

Dr. HERLANDER MACHADO



Quando eu entrei no BNU, Maio de 1974, fui recebido na Rua Augusta, 63, pelo director de pessoal, Dr. Herlander Machado.
Cinco anos mais tarde, estava eu a trabalhar no Secretariado Operacional, foi lá colocado o Dr.Herlander. Tinha passado esses cinco anos a lutar no tribunal para ser reintegrado no BNU, donde tinha sido saneado no final de 1974. O seu cabelo, nesses cinco anos de luta, tinha ficado completamente branco.
Testemunhei o recebimento, abaixo de cão, que alguns responsáveis lhe proporcionaram. Passado pouco tempo, o presidente da administração, Dr. Oliveira Marques, criou o cargo de Secretário Geral do Banco Nacional Ultramarino e nomeou o Dr. Herlander como Director - Secretário Geral, ficando integrado nessa direcção o Secretariado Operacional. O Dr. Herlander mostrou a sua categoria não manifestando qualquer ressentimento e ajudando os que o tinham hostilizado.
Morreu em 8 de Junho de 1992, de um linfoma. Tinha feito 65 anos 4 dias antes e tinha-se reformado do Banco dois meses antes.
Pelos anos que com ele privei, posso dizer que era um homem extraordinário, sempre pronto a ajudar, sempre com uma palavra agradável, nunca se julgando superior aos seus subordinados, com uma cultura muito acima da média. Tem livros publicados de poesia, história, romance e etnografia. Ele dizia que era do Coentral. "Eu nasci em Lisboa mas como Lisboa é terra de ninguém, digo que sou da terra da minha mãe". Nunca esqueci esa frase que o dr. Herlander me disse.
No Coentral, onde fundou o rancho folclórico, continua a ser venerado.
Meteme Padre Eterno en tu pecho
misterioso hogar
dormiré allí pues vengo deshecho
del duro bregar.

PRÉDIO DA RUA AGUSTA 63.

O Departamento de Pessal do Banco passou, já depois do saneamento do dr. Herlander, para o edifício Castil, na Rua Castilho. O Prédio da Rua Augusta 63 foi vendio pela presidente da Administração, Drª Manuela Morgado. Diziam que tinha feito um mau negócio porque uns dias depois do BNU fazer a venda, os compradores venderam-no aos espanhóis pelo dobro do preço.
EDÍFIO CASTIL

Sem comentários:

Enviar um comentário