
O fundador do Banco Nacional Ultramrino, Francisco de Oliveira Chamiço, era um dos sócios da firma F. Chamisso Filho e Silva Lda, que produziu o vinho do Porto em 1851 e à qual já aqui nos referimos.
Segundo consta em documento da Biblioteca Nacional, O Sr. Franscisco Chamiço foi gerente das minas de estanho da Mostardeira e de Trás-os-Montes.
Sabemos que a mina de estanho da Mostardeira deu início à exploração de cobre em 1863, ou seja, no ano anterior à fundação do BNU.
A mina tinha dois poços, um para extracção e outro para esgoto de água subterrânea, até uma profundidade de cerca de 100 metros e o campo de lavra estava dividido em seis pisos.
Mina da Mostardeira, no AlentejoA mina laborou durante cerca de 20 anos. Até 1894 foram exportadas cerca de 2.000 toneladas de cobre.
Ora o documento da Biblioteca Nacional diz que em 1875 o Sr. Chamisso era gerente da mina da Mostardeira e da mina de estanho de Trás-os-Montes, tendo contraido dívida de 25.332$036 réis no BNU para a mina da Mostardeira.
Ao que parece a mina da Mostardeira terá encerrado nos anos 80 do século XIX. Não sei se a mina deu para pagar as dívidas ou se teve o Sr. Chamisso que arcar com elas. Isso é que não encontrei em nenhum documento.
Seria possível indicar quem é actualmente dono da Mina da Mostardeira ou dos terrenos em que se encontra? Cumps!
ResponderEliminar