Falaram alguns colegas do Acácio.
Era realmente uma personalidade extraordinária.
Não sei o será feito dele.
O que muitos colegas não saberão é que ele era considerado o melhor artista português a trabalhar o bronze.
Concorreu e ficou em segundo lugar para a construção da estátua dedicada à MÃE, para ficar em frente à maternidade Alfredo da Costa em Lisboa.
Quem ganhou foi o escultor Rogério da Fonseca Machado, que fez a estátua em 1984 e foi inaugurada no dia mundial da criança, 1 de Junho de 1988.
O Acácio ofereceu-me o protótipo que ele apresentou para o concurso.
Está guardado religiosamente.
Para podermos comparar, apresento aqui uma foto do protótipo do Acácio
e da estátua que ganhou.
O Acácio também me ofereceu o protótipo que o escultor Artur Gaspar dos Anjos Teixeira lhe tinha oferecido do monumento aos perseguidos que está em Almada.
terça-feira, 20 de abril de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O Acácio era realmente um grande artista.
ResponderEliminarA última vez que estive com ele foi numa exposição colectiva em que participamos já há alguns anos, organizada pelo Metro, na Estação do Alto dos Moínhos e, onde o Acácio apresentou trabalhos extraordinários em madeira e bronze.
Além das peças que fazia, e das esculturas de grandes artistas em que participou ( muitas das vezes fazendo grande parte do trabalho ) tinha um dom para executar muito bem toda a espécie de trabalhos manuais, incluíndo a reparação de muitas máquinas utilizadas no BNU e que ele recolheu em todo o País, para figurarem no Museu do BNU. O que será que aconteceu a todo esse espólio extraordinário?
Joaquim Matos
A Maria José Cardoso consta na lista dos seguido
ResponderEliminarres em décimo lugar, ela própria faz uma pequena apresentação da sua pessoa, mas esqueceu-se de indicar um dado muito importante, a Zézinha, como carinhosamente é tratada pelas suas alunas, tem a seu cargo uma tarefa muito importante, é professora de porcelana de algumas colegas,uma já aposentadas e outras ainda a trabalhar mas que,semanalmente, durante o ano lectivo, se dirigem às antigas instalações do BNU, onde lhes são ministratadas as suas aulas,e é lindo ver o empenho, sabedoria e paciencia que a nossa ilustre professorinha nos vai transmitindo os seus conhecimentos e a sua arte, que já produziram frutos, pois lá sáo executados belos trabalhos.Um bem haja para ela e um grande beijinho de todo o nosso grupo.
Aposto que sei de quem é o simpático comentário acerca das actividades artísticas que transitaram do Grupo Desportivo do BNU para os SS da CGD; Fernanda, obrigada pela atenção! É com o maior prazer que monitorizo a classe de Pintura sobre Porcelana onde se reúnem antigas empregadas do BNU (e algumas da CGD), ... onde para além do aspecto lúdico, se confraterniza semanalmente, se consolidam amizades antigas e ... onde todas nos sentimos muito bem fazendo coisas bonitas :)) Obrigada a este magnífico grupo por se manter coeso e laborioso!! bjs
ResponderEliminarzezinha cardoso
Sou neta do Acácio Dias e estou a reunir material para fazer um livro sobre a sua vida e obra, apos ler as palavras maravilhosas que escreveu sobre ele gostaria de entrar em contato consigo para saber mais sobre ele como amigo dos seus amigos. agradecia que me ajudasse com a sua informação, e mais uma vez obrigada pelas palavras fantásticas.
ResponderEliminar