terça-feira, 18 de junho de 2013

JORGE ARRAIS

Jorge Ascenção Mendonça Arrais, nasceu em 5 de Maio de 1932 em Luz de Tavira.
Fez o curso comercial e entrou aos 19 anos na CGD na Rua do Ouro. Em 1954 fez um concurso para entrar no Banco Nacional Ultramarino, à data um banco privado que pagava mais do que o Estado, a que pertencia a CGD. Ficou classificado no concurso em 18º e foi chamado ao departamento de Pessoal do BNU, onde lhe propuseram três hipóteses para entrar no BNU: Régua, Évora ou Mirandela. No mesmo dia chamaram também o classificado em 19º, o Bernardo Leite, que ele já conhecia do Benfica, onde era conhecido como o mãozinhas de ouro do Basquete. Ambos escolheram Évora. Em Évora, o Jorge Arrais e o Bernardo Leite marcaram a sua passagem pela introdução no BNU da utilização da camisa sem gravata que lhes foi permitida pelo gerente, Sr. Lourenço.
Passados três meses, os dirigentes do Grupo Desportivo do Banco, conseguiram que eles viessem para Lisboa para facilitar a sua participação nos campeonatos interbancários. O Jorge Arrais era já um consagrado praticante de atletismo do Benfica, para onde entrou com 19 anos e saiu com 29. 
No final de 1954 foi colocado no Departamento de Inspeção do BNU e pouco tempo depois passou para o Departamento Comercial, onde permaneceu até ao final da sua vida de BNU.
A sua participação nos campeonatos interbancários, ele no atletismo e o Bernardo Leite no Basquete, marcaram um período de domínio completo do BNU naquelas modalidades. Passados 4 anos da sua participação nesses campeonatos, foi proibida a participação nos mesmos de atletas federados e ambos deixaram de participar.
Reformou-se do BNU no dia em que fez o 65 anos, 5 de Maio de 1997, como diretor do Departamento Operacional do Sul e Ilhas, na sede da 5 de Outubro.
Como dirigente desportivo é sobejamente conhecido de todos os benfiquistas, onde tem lugar cativo desde 1972, data em foi eleito para os corpos diretivos no 2º mandato do presidente Dr. Borges Coutinho. Atualmente é 1º secretário da mesa da assembleia geral do Sport Lisboa e Benfica Club e é secretário de outras empresas do grupo Benfica, como Benfica Estádio e Benfica Multimédia.

4 comentários:

  1. É sem duvida um grande atleta. Ainda hoje disputámos uma bela partida de ténis. E aquelas pernas continuam a mover-se com agilidade e bons reflexos.
    Parabéns pelos 81anos.
    Armindo

    ResponderEliminar
  2. Um abraço de amizade e desejos de longa vida, com saúde e felicidade, estensivos a toda a sua família.
    Granja Barradas

    ResponderEliminar