quarta-feira, 2 de novembro de 2011

TIMOR


Armas de Timor Português

A primeira referência de um português a Timor é feita em 1514, em carta do Navegador Rui de Brito ao rei português D. Manuel I. Os missionários portugueses desembarcaram na ilha, em 1556, convertendo muitos indígenas ao cristianismo e difundindo a língua portuguesa. Quase um século depois, abriram as primeiras escolas elementares e um seminário. Nessa altura, a ilha era formada por 60 reinos que se reuniam em duas confederações denominadas por Baiquenos (oeste) e Belos (este), hoje conhecidas como Indonésia e Timor-Leste.
Portugal tinha-se mantido praticamente afastado da interferência na administração e na política local quando surgiu a procura de escravos na ilha, que levou os povos e reis já cristianizados a colocarem-se sob protecção do rei de Portugal, passando Timor a ser um protectorado português. Em 1703 chegou ali o primeiro governador nomeado por Portugal. A situação foi alterada para regime colonial autónomo, por decreto de 1896, passando a administração de Timor a depender directamente de Lisboa.
A Indonésia ocupa o território em 1975 e, após o referendo de Agosto de 1999, em que 80%  dos recenseados se pronunciaram a favor da independência, Timor é proclamada independente pelas Nações Unidas, com o nome de República Democrática de Timor-Leste.
1ª sede do BNU
O Banco Nacional Ultramarino abriu a Dependência de Dili em Abril 1912 e colocou ali em circulação notas de patacas da filial de Macau com o carimbo “PAGÁVEL EM TIMOR”. 
1950
1950
1950
1969
Em 23 de Novembro de 1969 foi inaugurada a nova sede do BNU.
Em 11 de Agosto de 1975, com a instabilidade política, cessou a actividade da Filial de Dili do BNU.
ACAIT


Agência ACAIT
Em 29 de Novembro de 1999 o BNU retoma a actividade em Dili em instalações provisórias, a agência do ACAIT (Associação Comercial Agrícola e Industrial de Timor), após autorização temporária concedida pelo Administrador Transitório das Nações Unidas, Sérgio Vieira de Mello. Os primeiros serviços bancários prestados consistiram no pagamento, em escudos, a pensionistas timorenses, por solicitação dos líderes de Timor-Leste. Entre outros serviços bancários, conta-se a constituição de depósitos, a compra e venda das principais moedas e a realização de transferências internacionais. O primeiro empréstimo bancário pós-referendo foi concedido em Abril de 2000. Da equipe inicial, fizeram parte o Dr. Tubal Gonçalves, Vasco Carrascalão, Brito Camacho, o Piedade e o Vieira de Carvalho. Mais tarde juntaram-se o Nuno Almeida, Nuno Pacheco, Rui Viegas e mais o Correia Mendes em substituição do Piedade. Estes todos já em meados e finais de 2000
Sede BNU - estado do edifício em 1999


Sede inaugurada em 2001

O edifício onde hoje funciona a Sucursal da CGD/BNU Timor, foi inaugurado em Julho 2001.


A 17 de Maio de 2002 foi inaugurada a Agência de Baucau, a segunda cidade mais importante de Timor Leste.
______________ 
Fonte: site da CGD - Património Histórico (Filomena Rosa) 

Sem comentários:

Enviar um comentário