quinta-feira, 11 de abril de 2013

DR. ASSUNÇÃO FERNANDES


 

O Dr. João Assunção Fernandes foi administrador do BNU na presidência do Dr. Mário Adegas, com os pelouros financeiro, organização e informática, administrativo e marketing/publicidade.
Também ele se demitiu em 1988, na sequência da reunião com o então ministro das Finanças, Miguel Cadilhe, em que este deixou claro que o Estado Português não pagaria ao BNU as indemnizações compensatórias devidas e acordadas pela entrega das agências e valores do ultramar aos novos países independentes.
O Dr. Assunção Fernandes foi dos que abertamente se negou a continuar o caminho certo do fim do BNU.

 Esta partilha faz-me recuar 35 anos, e recordar com muito agrado quando conheci o Dr. Assunção Fernandes no seu belíssimo gabinete no 1º andar, depois de ter sido nomeado para o meu primeiro cargo de chefia no Departamento Financeiro, por um grande profissional e excelente pessoa ( que recordo com muita saudade ), o sr. Bartolomeu Dias.
Joaquim Matos

1 comentário:

  1. Só fica bem reconhecer o valor das pessoas. Assim seja. Só que todos esquecemos o quanto esses Administradores eram influenciados pelo pessoal que os rodeava. É com muita pena minha que tenho de reconhecer que nem todos os directores eram aquilo que parciam. O nome correcto seria "puxa sacos". O BNU foi o banco que mais "sofreu" com a revolução e a descolonização e nunca foi ressarcido dessas despesas. Um abraço a todos.
    Armindo

    ResponderEliminar