quinta-feira, 29 de março de 2012

BRASIL - MANAUS

BNU - Manaus

BNU - Manaus
O jornal "A Capital" de Manaos, de 7 de Janeiro de 1918, publicou a notícia na 1ª Pág., do início das operações do Banco Nacional Ultramarino naquela cidade.
Vale a pena ler toda a notícia e a deriva que na mesma se faz em favor da Alemanha, que passados 10 meses (Novembro de 1918), perderia a 1ª Grande Guerra Mundial.
Talvez em Janeiro de 1918 a Alemanha estivesse por cima na contenda.
  


6 comentários:

  1. Estou buscando informações d emeu avô, que trabalhava nessa sede do banco, em Manaus. Seu nome era Abilio Fernandes e ele infartou em dezembro de 1959, no próprio banco. Alguém poderia me ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo o noticiário do Jornal do Commércio do dia 15 de dezembro de 1959, o cidadão de nome Abílio Fernandes, teve um colapso cardiaco nas dependências do Banco Ultramarino, sendo encontrado as 6:00 horas da manhã pelo funcionário servente Benigno Alfaia que imediatamente comunicou o fato a Delegacia de Segurança Politica e Social, apos entrar no predio e se deparar com o falecido debruçado sobre uma esteira. O fato foi repassado ao médico legista de plantão, Dr, Mário de Moraes, que atestou a causa mortis no local e determinou que fora "colapso-cardíaco". O fato foi ainda repassado ao gerente do Banco sr. Alfredo Marque e ao contador do Banco sr. João Gouveia que tomaram as medidas cabiveis para as providencias de sepultamento do antigo funcionário daquela casa. Em 15 de dezembro fo oficializado a Missa de 7º Dia do falecido pela sra. Deuzuita Pereira Fernandes (viúva), Raimundo Pereira Fernandes, Maria do P.S.P. Fernandes (filhos) - Jose Fernandes e eposa (irmão), mãe e irmãos, parentes ausentes, sogra, cunhados ausentes, chefes, funcionarios do Banco Ultramarino, que convidaram a sociedade para participarem da dita Missa de 7 Dia, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no dia 18 as 18:30 horas!

      Eliminar
    2. Segundo consta no mesmo jornal do Commércio do ano de 1948 - o Sr. Abilio Fernandes contraiu nupcias com a sra. Delzuita Bezerra Brito Pereira, filha do sr. Antonio Bezerra Pereira, (naquela altura falecido) e da sra. adalgiza Bezerra Ferreira. Nessa época o cidadão Abilio Fernandes era ainda comerciante da praça de Manaus, casando-se no dia 28 de março de 1949;

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar