quinta-feira, 1 de julho de 2010

OS "PUTOS" do BNU



Realizou-se mais um almoço convívio dos chamados "Putos do BNU".
Para quem não saiba, os "putos" ( cerca de 70 ), foram admitidos entre 1957 e 1965 com idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos, e que, de um modo geral, começaram a trabalhar tão cedo devido a carências económicas das respectivas famílias.
Na feliz expressão do colega Araújo, os "putos" eram os e-mails dessa época, pois a sua missão principal era o transporte de documentos entre os Serviços e a execução de algumas tarefas de apoio, hoje executadas informaticamente.
Claro que a existência do edifício da Sede de umas dezenas de adolescentes, dava origem a episódios mirabolantes, muitos deles provocados por colegas mais velhos, como o de mandarem os "putos" lavar as fitas das máquinas de escrever, ou irem buscar um selo especial à secretária do colega Pena ( que não era mais do que um grande exemplar da típica louça das Caldas ).
Apesar de ter sido uma época difícil, daí resultou uma amizade muito forte entre todos, que se tem materializado em almoços de confraternização realizados em várias regiões do País e, onde invariavelmente, se recordam os momentos mais marcantes.

Viagens dos putos

Neste almoço, ( que não consigo identificar o ano e o local ), esteve presente o "chefe" Monteiro. Será que alguém consegue identificar o local?


Esta foto é de um encontro realizado em Chaves ( talvez há uns 20 anos ), organizado pelo colega Pires, que todos os anos fazia umas centenas largas de km, para estar presente nos ditos almoços.


No almoço deste mês estiveram também duas "figuras históricas":
-o Acácio ( antigo "serralheiro geral" e grande artista plástico premiado em inúmeras exposições ).
- e o Pastor ( que acompanhava sempre a equipa de futebol do BNU, constituída essencialmente por "putos" ).

Aproveito para prestar homenagem aos que já não podem estar presentes fisicamente, mas que serão sempre recordados com saudade:
- João Piron ( agência da Sede e Direcção de Lisboa ) ; Vitor Silva ( Títulos ); Miguel ( grande árbrito de futebol, sempre com histórias fabulosas ); Helder Ribeiro ( Dossiers ); Nuno ( Correspondência e Informações ) e o Cidra Ferreira.
Gostaria que este artigo suscitasse o interesse pela publicação de comentários ou relatos de situações interessantes, quer por parte dos "putos", quer por colegas que com eles tenham privado.

Mais fotos do almoço, onde se pode comprovar que apesar de algumas "barriguinhas", os "putos" continuam em grande forma:

Já sabe: para ampliar as fotos, clicar em cima de cada foto.

5 comentários:

  1. Olá Acácio, folgo muito em vê-lo (na foto..). Espero que nos conte algumas das suas realizações. Nestes anos todos que passaram, desde que se reformou, deve ter grandes novidades para nos dar.

    ResponderEliminar
  2. O Acácio, além de grande artista, realizou no BNU um trabalho extraordinário de recolha na Sede e Agências de diverso material de escritório, que ele recuperou e que, segundo me informou, se encontra há vários anos guardado num armazém em Sapadores.

    Será que a nossa Associação não conseguirá sensibilizar a CML para a exposição pública desse material, que ilustra a actividade bancária durante o Século XX?

    Joaquim Matos

    ResponderEliminar
  3. Boa noite, alguem conhece um ex funcionario da BNU em são tomé chamado calheiros?

    gomesjoanilson@hotmail.com

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Caros Colegas; Não esqueçam que temos no dia 06/11/2010 mais um grande magusto na quinta do Paúl-Ortigosa, estrada de Leiria/Monte Real. Não faltem a este grande evento anual.
    Ant Cotovio Correia

    ResponderEliminar
  5. Bom dia,

    Gostaria de saber se alguém conheceu pessoalmente o sr Afonso Pinto de Sousa, já falecido em 1987, e colaborador do BNU em Leiria.
    Era o pai da minha namorada, que não chegou a conhecer, e gostaria de saber mais acerca dele.

    Abraço,

    Fernando Santos

    e-mail: fpsantos6@hotmail.com

    ResponderEliminar