segunda-feira, 3 de maio de 2010

RUA AUGUSTA

No dia 16 de Maio de 1964, centenário da fundação do Banco Nacional Ultramarino, foi feita a solene inauguração da nova sede do BNU, na Rua Augusta.

A nova sede apresentava espaços únicos na Europa, como é o caso dos cofres, que já aqui referimos, o balcão a toda a volta do rés-do-chão, com várias entradas nas quatro ruas que ladeavam o edifício, A nova entrada, monumental da Rua Augusta.

Para a sala de reuniões da administração, o pintor Martins Barata Castelo de Vide 07.03.1899 - Lisboa 15.05.1970), pintou a obra "O Fomento Ultramarino e a Metrópole", dominada por um sol que erradia como símbolo da vida e uma figura de Mercúrio, deus do comércio e dos viajantes, que voa sobre a caravela, simbolizando a acção do BNU.


Para a nova fachada da Rua Augusta, o escultor Leopoldo de Almeida, fez duas obras de arte primorosas, em relevo, que ali se mantêm e que dificilmente serão dali removidas, penso eu.


O da direita não necessita comentários. É o logotipo do nosso banco.



O da esquerda, representa a expansão do BNU, com o escudo de Portugal ao centro e, à volta, os escudos de armas das províncias ultramarinas portuguesas, onde o BNU estava implantado e era emissor - todas menos Angola.
Os escudos destas províncias apresentam todos o escudo português do lado esquerdo, a ondulação marítima em baixo e as armas da província do lado direito.

escudo das armas de Timor Português

Escudo das armas de Macau Português

Escudos de São Tomé e Príncipe

Escudo das armas de Cabo Verde Português

Escudo das armas da Índia Portuguesa

Escudo das armas de Moçambique Português

Escudo das armas da Guiné Portuguesa

4 comentários:

  1. MARIA EUGENIA FERNANDES DA SILVA PEDRUCO,
    CAROSCOLEGAS E AMIGOS SERÁ QUE ALGUÉM ME PODE ENVIAR FOTOS DO BNU DE TIMOR DE 1970?
    OBRIGADO
    hmpedruco@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. MARIA EUGENIA FERNANDES DA SILVA PEDRUCO,
    CAROSCOLEGAS E AMIGOS SERÁ QUE ALGUÉM ME PODE ENVIAR FOTOS DO BNU DE TIMOR DE 1970?
    OBRIGADO
    hmpedruco@gmail.com

    ResponderEliminar