segunda-feira, 17 de maio de 2010

UNIÃO de LEIRIA FUNDADA POR COLEGAS DO BNU



Na Primavera de 1966 um grupo de funcionários do Banco Nacional Ultramarino tomou a iniciativa de formar uma colectividade que, no campo desportivo, pudesse representar Leiria com aquela dignidade, que não só o nome da cidade como até as suas instalações desportivas impunham.
E assim, a 6 de Junho de 1966, data da aprovação dos Estatutos pelas entidades governamentais, nasceu oficialmente a União Desportiva de Leiria (UDL).
Estreou-se na época de 1966/67. Na época seguinte 1967/68, conquistou o titulo distrital,  atingindo-se em 1969/70 a subida à 2ª Divisão Nacional. A primeira participação do clube no Campeonato Nacional da Primeira Divisão aconteceu em 1979/80. A melhor classificação alcançada pela União de Leira até à data na 1.ª Divisão Nacional foi o 5.º lugar das épocas 2000/01 e 2002/03, equipas orientadas por Vitor Manuel e Manuel José respectivamente.
Na temporada de 2002/2003 a UDL conquistou o momento mais alto da sua história, ao atingir a final da Taça de Portugal, saindo a equipa de Manuel Cajuda derrotada pelo FC Porto de Mourinho por 1-0.



BNU - Leiria
Adriano Lopes dos Santos, funcionário do BNU, foi o seu sócio nº 1. Natural da Caranguejeira, foi funcionário durante 40 anos do Banco Nacional Ultramarino, onde 'viria a nascer' a União de Leiria no ano de 1966.
Durante muito tempo foi um representante em França do BNU.
Foi também um dos impulsionadores do orfeão de Leiria e do Grupo Coral do BNU naquela cidade.O nosso colega Adriano Lopes dos Santos era um Homem Bom e estava ligado a muitas outras causas sociais e culturais na sua terra. Era também,há muitos anos, membro dos corpos sociais da Associação dos Antigos Empregados do BNU para onde angariou muitos sócios.
Faleceu no dia 5 de Fevereiro de 2012, com 85 anos.
No seu funeral, teve o seu grupo coral "Cantabilis" a prestar-lhe uma muito merecida homenagem

Receba-o o Padre Eterno no seu seio,
Misterioso lar
Que ali repouse pois vai desfeito
Do duro lutar.

3 comentários:

  1. Há já alguns dias que não temos noticias do nosso BNU, já estou a sentir saudades...realizou-se o almoço da associação e ainda ninguém enviou fotos, de que estão à espera? O almoço de ontem correu bem? Gostava de ter ido, mas não foi possível, para o proximo contem comigo.Um abraço para todos e aguardo as fotos e os comentários que são sempre lidos com alegria.

    ResponderEliminar
  2. Chegaram as noticias, que bom! Foi tão agradável ver os colegas, um pouco mais crescidos é verdade, mas todas as idades têm o seu encanto. Um grande abraço para todos os colegas e que continuem jovens por muitos muitos anos, para poderem acompanhar os netinhos e restante família.

    ResponderEliminar
  3. É sempre muito agradavel rever colegas e amigos.
    Obrigado Dr. Rito

    ResponderEliminar