domingo, 20 de junho de 2010

Dr. NOGUEIRA DA COSTA

Neste Sábado da morte de José Saramago, fui um dos que foi aos Paços do Concelho de Lisboa, onde está o féretro de José Saramago em câmara ardente para a última homenagem dos seus admiradores.
Levei a minha máquina e tirei uma imagens.
Depois da Praça do Município, subi pela Rua Augusta. Continuam os oito medalhões do BNU nas quatro esquinas do edifício da nossa sede. Estou sempre com medo de que um dia os retirem, por isso nunca é demais verificar. É pena não termos alguma força organizacional para evitar esse medo.

Depois subi pela Rua dos Correeiros para ver se ainda lá estava o restaurante Rio Ceira.

Quando eu estava no Secretariado Operacional, sendo chefe o Sr. Mósca e director o Dr. Casanova, foi ali colocado, vindo de Moçambique, o Dr. Nogueira da Costa.
Éramos os dois advogados e logo criámos uma ligação muito forte, apesar de ele ser bastante mais velho do que eu. Eu criei um carinho especial por aquele homem, já vergado pelos anos, pelo físico, pelos problemas familiares, e ele ía-me confidenciando os seus problemas e contando a sua vida.
Era filho de um advogado de Lisboa e quando acabou o curso de direito apaixonou-se por uma enfermeira, com quem veio a casar, a D. Fernanda.
Parece que o Pai não terá gostado muito desta paixão e ele rumou a Moçambique, onde entrou no Banco Nacional Ultramarino, onde chegou a chefe do contencioso.
Do seu casamento teve dez filhos. Um deles também trabalhava no BNU.

Ele depois reformou-se e vim a saber que morreu antes da D. Fernanda, apesar desta fumar continuamente desde que se levantava até que se deitava e os médicos a terem ameaçado várias vezes de que não passaria do Natal.




Íamos quase sempre a almoçar os dois (às vezes com outros colegas) ao restaurante Rio Ceira. Como ele estava muito pesado (pesaria cerca de 100 quilos) e andava devagar, saía 10 minutos antes de mim e guardava o lugar. Quando eu chegava já ele tinha bebido a sua meia de tinto, uma vez que eu quase nunca bebia vinho.
Enfim... histórias da baixa.
O Rio Ceira lá continua!


No velório de J. Saramago, a bicha para a última homenagem dava a volta à praça.




Televisões, fotos de particulares em frante ao Paço do Concelho.



O Ex-Presidente Jorge Sampaio e a mulher também foram para a bicha.




No Rossio um jovem do nosso tempo, dava show de dança moderna aos passantes.

2 comentários:

  1. Maria Isabel Nogueira da Costa18 de setembro de 2011 às 19:01

    Sr. Dr. Rito, lembro-me bem de si. Foi o Senhor que me ajudou quando engravidei e tomei a decisão de ser mãe solteira. Lembra-se de ir a tribunal verificar se o pai da da minha filha tinha interposto recurso? Fiquei-lhe grata para sempre. Hoje estou casada, com mais um filho e a vida vai correndo bem. As difiuculdades são enormes economicamente para todos nós. Obrigada pelas palavras de carinho sobre o meu pai.Um grade abraço Isabel

    ResponderEliminar
  2. A Isabel teve uma menina muito bonita. Era o encanto dos avós e o dr. Nogueira da Costa ganhou nova vida. Todos os dias falávamos dela e me mostrava a foto. Deve ser agora uma bonita rapariga, pois deve ter sido criada com muito amor. O Dr. ficava assustado só de pensar que a Isabel podia sair de casa e levar a menina. Andámos os dois a estudar legislação e jurisprudência sobre os direitos dos avós a estar com os netos.
    A Isabel podia enviar (a.ritopereira@gmail.com) fotos do Pai e do BNU.

    ResponderEliminar