A Drª Maria José Galhardo foi dos técnicos que trabalharam no Serviço de Estudos Económicos, onde foram directores o Dr. António Júlio de Castro Fernandes e o Dr. Manuel Duarte Pereira.
Os Estudos Económicos produziram e publicaram o "Boletim Semanal" entre Dezembro de 1948 e Maio de 1958.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuHAqpKk6QmvPNn3yi5ZsLPnEKDJQknTPa0P2N-pi6KHU-8EfcUvN4LKXx14GoHpKLCo2omvfmGNYPnKj1Hl0uIrwFyXe-AgfdJ7PRCm4BwkU2KV0sp4oYHLl1YUMX2oVldtOA6EacUAqF/s400/CCI20072010_00000.jpg)
A partir de 1949, o boletim passou a trimestral e foi publicado até ao 3º trimestre de 1974.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmQCPkCBsG0dspZOq0LCDE-pn3qW1WiF40eE8JIQXB9is9vZDc6Rv_U0wWCqVlGFhj5vz-w_cernSYVRXx5wDdH_4x2Os-Xl0TI0KpGZEIZdSAAwxixquTHGTAFYl9l7yNboMz3xTsgMSS/s400/Boletim+Trimestral.jpg)
Estas publicações têm um valor extraordinário, de tal forma que a Universidade de Aveiro promoveu a sua digitalização completa.
Podemos agora, com um simples clic do computador, ler todos os boletins publicados.
PARA LER O BOLETIM SEMANAL CLICAR AQUI
PARA LER O BOLETIM TRIMESTRAL CLICAR AQUI
(Nos LIVROS do blog, na margem direita, vão passar a figurar os boletins, que em qualquer altura o bloguista pode consultar).
Aconselho a, de vez em quando, havendo um tempinho livre, fazer uma consulta por estes extraordinários documentos. Por eles passa toda a história do BNU e toda a sua evolução económica e financeira, tanto em Portugal Europeu como no Ultramar e em paises Estrangeiros.
Mas não só o BNU era objecto de estudo e informação. Tinha secções de Notícias Económicas do País, Notícias Económicas do Ultramar e Notícias Económicas do Estrangeiro e uma secção destinada às cotações das matérias primas nas Bolsas de Lisboa, Londres e Nova York.
Boa noite,Dr.Rito.
ResponderEliminarPermita-me que rectifique o nome da Dra. Galhardo, com quem tive o prazer de trabalhar nos Estudos Económicos.
Chamava-se Maria d'Aguiar Moreira de Castro Galhardo, era natural de Oliveira do Conde e foi um senhora inteligentíssima que trabalhou no BNU até ao 25 de Abril, tendo regressado a esta Instituição, após gde sofrimento em Maputo... Para além de trabalhar no BNU, tb deu aulas na Fac Direito de Lx e cantou no Coro Gulbenkian, colaborando com editoras e, publicando mesmo.
O cancro da mama surpreendeu-a, não por falta de cuidado da sua parte, mas talvez, porque tivesse de morrer cedo, uma vez mais enfrentando a dor, com gde sofrimento e coragem da sua parte! Viria a falecer no Hospital Inglês, em Lisboa, deixando saudades e uma enorme admiração por parte dos seus amigos, familiares e colegas, quer pela sua inteligência, quer pela sua gde determinação, ao longo da sua tão breve vida...
Que descanse em paz, é somente o que peço a Deus.
Bem haja, por ler esta simples rectificação.
MªAlice Dias da Silva