![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2ECzQK3ma2mc6a_KcNOU2eLOB7PNCjcW5rlHYRPVHGHVRoaSWc61kSz7Vnv9xwF9gx_0aK6TTVoq5THN2zVPJ2Co0yR3e3arrx4KvBUZIndBkMrsHWEF8pcZo2sN5fgMOEfVxmsV5wgLP/s400/drherlander.jpg)
Quando eu entrei no BNU, Maio de 1974, fui recebido na Rua Augusta, 63, pelo director de pessoal, Dr. Herlander Machado.
Cinco anos mais tarde, estava eu a trabalhar no Secretariado Operacional, foi lá colocado o Dr.Herlander. Tinha passado esses cinco anos a lutar no tribunal para ser reintegrado no BNU, donde tinha sido saneado no final de 1974. O seu cabelo, nesses cinco anos de luta, tinha ficado completamente branco.
Testemunhei o recebimento, abaixo de cão, que alguns responsáveis lhe proporcionaram. Passado pouco tempo, o presidente da administração, Dr. Oliveira Marques, criou o cargo de Secretário Geral do Banco Nacional Ultramarino e nomeou o Dr. Herlander como Director - Secretário Geral, ficando integrado nessa direcção o Secretariado Operacional. O Dr. Herlander mostrou a sua categoria não manifestando qualquer ressentimento e ajudando os que o tinham hostilizado.
Morreu em 8 de Junho de 1992, de um linfoma. Tinha feito 65 anos 4 dias antes e tinha-se reformado do Banco dois meses antes.
Pelos anos que com ele privei, posso dizer que era um homem extraordinário, sempre pronto a ajudar, sempre com uma palavra agradável, nunca se julgando superior aos seus subordinados, com uma cultura muito acima da média. Tem livros publicados de poesia, história, romance e etnografia. Ele dizia que era do Coentral. "Eu nasci em Lisboa mas como Lisboa é terra de ninguém, digo que sou da terra da minha mãe". Nunca esqueci esa frase que o dr. Herlander me disse.
No Coentral, onde fundou o rancho folclórico, continua a ser venerado.
Meteme Padre Eterno en tu pecho
misterioso hogar
dormiré allí pues vengo deshecho
del duro bregar.
O Departamento de Pessal do Banco passou, já depois do saneamento do dr. Herlander, para o edifício Castil, na Rua Castilho. O Prédio da Rua Augusta 63 foi vendio pela presidente da Administração, Drª Manuela Morgado. Diziam que tinha feito um mau negócio porque uns dias depois do BNU fazer a venda, os compradores venderam-no aos espanhóis pelo dobro do preço.
Sem comentários:
Enviar um comentário