sexta-feira, 18 de maio de 2012

VISITA À RUA AUGUSTA

Aqui estão algumas fotos tiradas durante a nossa visita à antiga sede do nosso BNU, gentilmente proporcionada pela directora do Museu do Design e da Moda, drª Bárbara Coutinho.
























Esta visita proporcionou-me fortes sensações:
Por um lado a satisfação de ter tido o privilégio de visitar integralmente o edifício e recordar alguns espaços onde trabalhei durante mais de 20 anos.
Por outro, o espanto e a indignação pelo estado de destruição provocado pela CGD, uma entidade pública que tinha obrigação de ter zelado pela conservação de um património unico.
A sensação que tive ao percorrer os vários andares foi a de estar dentro de um edifício atingido por um bombardeamento, tal o grau de destruição.
Só num país em que a recuperação e manutenção do património histórico é tratado por "patos pravos", é que os responsáveis por este atentado ficam impunes.
Termino com uma frase que ouvi hoje a um colega nosso: " pelo menos o BNU caíu em combate."
Joaquim Matos

6 comentários:

  1. JOSE MANUEL GOMES M,ORAIS18 de maio de 2012 às 16:59

    já fiz o meu comentario disto tudo ,mas BNU ate morrer foi com esta camisola que entrei e sai porque assim quizeram mas sempre BNU

    ResponderEliminar
  2. Como esta o edifício nunca pensei que tivesse chagado a esse estado, a sala d. Luís como esta?

    ResponderEliminar
  3. OCTAVIO VICENTE SERRANO19 de maio de 2012 às 07:09

    O BNU caiu por má administração e falta de visão estratégica (e outras coisas mais), dos seus directores nomeados a resmo pelos poderes politicos da altura, que numa época de profundas mudanças a todos os niveis, não tinham a capaci-dade para perceber e implementar as medidas necessárias á sua sobrevivência! O BNU ( Instituição pela qual eu nutro uma profunda consideração), foi um tranpolim politico e fonte de financiamentos partidarios, para muita gente. Em conclusão, a Sede do BNU que eu visitei com centenas de colegas antes da sua inauguração, revela o estado em que os ineptos dos seus directores o deixaram, na altura da intervenção da CGD, que garantiu reformas e emprego a muita gente. OCTAVIO VICENTE SERRANO.

    ResponderEliminar
  4. Também há cerca de uns meses - poucos - fui visitar o meu local de trabalho durante cerca de 30 anos, e ao dar a volta ao rez-chão daquele bonito edificio, deixou-me revoltado e triste ao ver o cenário em que se apresentava.
    Onde antigamente havia belissimos balcões em mármore preto mesclado e as colunas que davam uma beleza e confiança de segurança ao edifício, espaços outrora ocupados por "caixas", secretárias e o principal daquele BNU que foi o meu, os seus funcionários que tudo deram nos seus postos de trabalho ao longos anos, o que encontrei? Cabides com roupa em exposição,
    paredes, tectos e chão esburacados e tantas outra coisas que não tive coragem de ir ver nos andares superiores.
    Ainda bem que as fotos que acabei de ver nos mostram aquilo que não me deixaram ver porque então, maior seria a minha revolta e frustração por ver o meu BNU cair de pé sem que os poderes instituidos na época não tenham tido em conta o que foi o BNU em qualquer lugar onde estava instalado e que muito contribuiu para a economia nacional na época.
    Tenho pena por ver ao que chegou um dos mais emblemáticos edificios da baixa de Lisboa e que não se tivesse encontrado
    outra solução em vez da destruição de um património que deveria ser preservado.

    ResponderEliminar
  5. Há cerca de dois anos passei pela Rua Augusta, e resolvi visitar a instituição onde trabalhei cerca de 3o anos. O meu local de trabalho foi sempre no res do chão no Departamento Estrangeiro frente há porta principal. Para mim, e com certeza para muita gente era a parte mais bela do Banco.Aquele balcão em granito com uma arquitetura lindíssima, e de frente aquele quadro de Abel Manta1 era um encanto. Pois quando passei por lá há dois anos , não reconheci o que vi! Pergunto : era preciso destruir coisas tão belas, para apresentar uma exposição de roupa dos anos 20? era preciso desventrar e rebentar com tudo aquilo que ERA digno de se ver? qUEM FOI O ASSASSINO? ESTAS FOTOS MOSTRAM O QUE EU ESCREVI

    ResponderEliminar
  6. Quadro tão triste..., mais vale não ver o todo!
    CRIMES uns atrás de outros, após a revolução que se diz da LIBERDADE!... Que liberdade com mais miséria e fome?!!!
    Onde estão esses benefícios? Por onde se passa tudo se vê mais pobre e abandonado!...
    Este "palácio", que era sumptuoso é o "face" do actual País que foi o nosso berço!!!!!!...
    TRISTEZA!
    Lá fora protegem-se os monumentos e a arte..., aqui somos os predadores da história!

    ResponderEliminar