quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Drª MARIA GALHARDO

Boa noite,Dr.Rito.

Permita-me que rectifique o nome da Dra. Galhardo, com quem tive o prazer de trabalhar nos Estudos Económicos.
Chamava-se Maria d'Aguiar Moreira de Castro Galhardo, era natural de Oliveira do Conde e foi um senhora inteligentíssima que trabalhou no BNU até ao 25 de Abril, tendo regressado a esta Instituição, após gde sofrimento em Maputo... Para além de trabalhar no BNU, tb deu aulas na Fac Direito de Lx e cantou no Coro Gulbenkian, colaborando com editoras e, publicando mesmo.
O cancro da mama surpreendeu-a, não por falta de cuidado da sua parte, mas talvez, porque tivesse de morrer cedo, uma vez mais enfrentando a dor, com gde sofrimento e coragem da sua parte! Viria a falecer no Hospital Inglês, em Lisboa, deixando saudades e uma enorme admiração por parte dos seus amigos, familiares e colegas, quer pela sua inteligência, quer pela sua gde determinação, ao longo da sua tão breve vida...
Que descanse em paz, é somente o que peço a Deus.
Bem haja, por ler esta simples rectificação.
MªAlice Dias da Silva

5 de Outubro de 2010 23:49



Também tenho muitas saudades da Dr. Maria Galhardo. Quando entrei no contencioso, no Caracol, ela já tinha regressado de Moçambique e era directora no nosso Contencioso.
A última vez que a vi e falei com ela foi precisamente na escada à entrada do edifício do Caracol. Eu ia a entrar e ela vinha a sair. Nunca mais me esqueci deste encontro. Ela perguntou-me qualquer coisa relacionado com processo civil e eu fiquei tão inchado por esta pergunta de uma pessoa tão importante que nunca mais esqueci.
Fixei também esta conversa porque depois não a voltei a ver. Passados dias foi internada no hospital e todos ficámos surpreendidos pela morte que não nos parecia tão imediata.
Obrigado Maria Alice, por nos dar esta achega.
São pessoas como a drª Galhardo que merecem lembrança e a nossa homenagem.

1 comentário:

  1. A colega Maria Alice podia fornecer-nos mais elementos sobre a Drª Maria Galhardo, que deve possuir. Livros, e até talvez fotos. Ela merece ser mais conhecida.

    ResponderEliminar