terça-feira, 20 de julho de 2010

BOLETIM dos ESTUDOS ECONÓMICOS

Quando eu entrei para o Contencioso, no edifício do Caracol, Rua do Comércio, 84, estava lá como directora adjunta a Srª Drª Maria José Galhardo. Ela tinha estado nos Estudos Económicos e ofereceu-se como cooperante para o Banco de Moçambique. Nunca cheguei a saber os pormenores, mas sei que esteve lá presa com a acusação de sabotagem económica, que seria um crime que a revolução moçambicana inventou para meter na prisão qualquer pessoa que não satisfizesse algum capricho dalgum dirigente revolucionário. Depois de muitas diligências de políticos portugueses e anos de sofrimento da Drª Maria José, lá se conseguiu o seu regresso para o Banco em Portugal, onde ficou no Contencioso. Lidei com ela directamente e sempre me pareceu uma pessoa com muitas qualidades, com competência, simpatia e humildade. O cancro da mama levou-lhe a vida precocemente.

A Drª Maria José Galhardo foi dos técnicos que trabalharam no Serviço de Estudos Económicos, onde foram directores o Dr. António Júlio de Castro Fernandes e o Dr. Manuel Duarte Pereira.
Os Estudos Económicos produziram e publicaram o "Boletim Semanal" entre Dezembro de 1948 e Maio de 1958.
A partir de 1949, o boletim passou a trimestral e foi publicado até ao 3º trimestre de 1974.
Estas publicações têm um valor extraordinário, de tal forma que a Universidade de Aveiro promoveu a sua digitalização completa.
Podemos agora, com um simples clic do computador, ler todos os boletins publicados.
PARA LER O BOLETIM SEMANAL CLICAR AQUI

PARA LER O BOLETIM TRIMESTRAL CLICAR AQUI
(Nos LIVROS do blog, na margem direita, vão passar a figurar os boletins, que em qualquer altura o bloguista pode consultar).
Aconselho a, de vez em quando, havendo um tempinho livre, fazer uma consulta por estes extraordinários documentos. Por eles passa toda a história do BNU e toda a sua evolução económica e financeira, tanto em Portugal Europeu como no Ultramar e em paises Estrangeiros.
Mas não só o BNU era objecto de estudo e informação. Tinha secções de Notícias Económicas do País, Notícias Económicas do Ultramar e Notícias Económicas do Estrangeiro e uma secção destinada às cotações das matérias primas nas Bolsas de Lisboa, Londres e Nova York.

1 comentário:

  1. Boa noite,Dr.Rito.

    Permita-me que rectifique o nome da Dra. Galhardo, com quem tive o prazer de trabalhar nos Estudos Económicos.
    Chamava-se Maria d'Aguiar Moreira de Castro Galhardo, era natural de Oliveira do Conde e foi um senhora inteligentíssima que trabalhou no BNU até ao 25 de Abril, tendo regressado a esta Instituição, após gde sofrimento em Maputo... Para além de trabalhar no BNU, tb deu aulas na Fac Direito de Lx e cantou no Coro Gulbenkian, colaborando com editoras e, publicando mesmo.
    O cancro da mama surpreendeu-a, não por falta de cuidado da sua parte, mas talvez, porque tivesse de morrer cedo, uma vez mais enfrentando a dor, com gde sofrimento e coragem da sua parte! Viria a falecer no Hospital Inglês, em Lisboa, deixando saudades e uma enorme admiração por parte dos seus amigos, familiares e colegas, quer pela sua inteligência, quer pela sua gde determinação, ao longo da sua tão breve vida...
    Que descanse em paz, é somente o que peço a Deus.
    Bem haja, por ler esta simples rectificação.
    MªAlice Dias da Silva

    ResponderEliminar