quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Contencioso - na 5 de Outubro



Legendas possíveis para esta foto:

1 - Dois ilustres advogados (Dr. Domingos Barradas e Dr. Augusto Trindade) aproveitando as férias judiciais (6 de Agosto de 1991) para pôr a escrita em dia, no 12º andar da sede do BNU, na Av. 5 de Outubro.

2 - Dois advogados (um alentejano e outro transmontano), ambos com a mão esquerda à cintura, discutindo acaloradamente, a melhor forma de encostar à parede um devedor relapso do BNU.

3 - O que é que estarão a ventilar estes dois mânfios?



E a legenda para esta foto?
escolho esta:
Deve ter sido este que tirou a foto aos outros e vice-versa.

A foto do Dr. Trindade e do Dr. Barradas em que este não tira os olhos do processo, enquanto fala, faz-me lembrar um episódio com a Drª Lemos Viana, que Deus tenha.
A Drª não quis reformar-se antes dos 65 anos porque queria, como ela dizia, ver o fundo ao tacho. A direcção porém, na expectativa da reforma, já não lhe atribuía processos novos e ela aproveitava o tempo mais livre para praticar o seu gosto pelas exposições jurídicas e outras com os colegas.
Dizia ela que o seu Pai (ilustre advogado de Castelo Branco) lhe dizia: a menina quando tiver razão refile, mas quando não tiver, refile também.
Nesse aspecto, acho que a Drª nunca deixou ficar mal o seu Pai.
A Drª tinha um carinho especial pelo Dr. Barradas, a quem tratava de Paizinho (porque ele na conversa, usava uma bengala da linguagem, interpondo na conversa, a palavra "filha" - "Ó filha, está bem!") e vinha muitas vezes ao nosso (meu e do Dr. Barradas) gabinete a pôr a escrita em dia.
O Dr. barradas, sempre com uma paciência e compreensão infinita, ía acenando com a cabeça e dizendo que sim que sim, e ia vendo o processo e escrevendo. Até que a Drª lhe diz: Ó paizinho, não esteja para aí a dizer que sim, olhe pra mim, olhe pra mim.
Lá se foi o rendimento do dia do Dr. Barradas.

Sem comentários:

Enviar um comentário