sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

BNU em Angola

O Banco Nacional Ultramarino foi o grande factor de harmonização do sistema monetário nas colónias portuguesas. Em Angola, houve umas primeiras notas emitidas pelas Fazendas locais até que foi concedido ao BNU o exclusivo da emissão de moeda.
Com a abertura da sucursal de Luanda, em 1865, o BNU pôs em circulação a sua primeira emissão - "emissão tipo Succursal de Loanda". Estas notas eram expressas em "reis".
A partir de Março de 1909, o BNU uniformiza as emissões para as cinco colónias de África, com a efígie de Vasco da Gama, passando as notas a ter os mesmos valores, apenas com a diferença na indicação da província. Chamou-se a esta série " EMISSÃO VASCO DA GAMA".
A partir de 1910 as emissões do BNU são expressas em escudos. Em 1921, a emissão em escudos têm a efigie do fundador do BNU , Francisco Chamiço. É chamada a "emissão chamiço" e o povo chamou a essas notas "os chamiços". Em 1926, a Junta da Moeda, em Angola, passa a emitir os "Angolares", que continuam no papel moeda do Banco de Angola até à Lei Orgânica de 1953, que unifica a moeda e todos os valores passam a ser mencionados em escudos.


C H A M I Ç O



EDIFÍCIO DA SUCURSAL DE LUANDA

O angolano duo Ouro Negro canta a canção "por um chamiço" , referindo-se precisamente a essa nota de escudos do BNU.

5 comentários:

  1. Por acaso, também não sabia

    ResponderEliminar
  2. Estou só a tentar; vamos ver se é desta que consigo enviar um abraço
    Néli

    ResponderEliminar
  3. Adorei que tenham criado este blog.
    Nunca estive em Angola mas espero poder visitar o pais brevemente. Ainda bem que existe muito sobre Angola no Youtube.
    Sou possuidor de um exemplar da 2ª nota exposta (Nota de Um Escudo "Chamiço" - Nº 4798820 - 01/Janeiro/1921). É muito bonita.
    Os meus cumprimentos.
    vcrteixeira@hotmail.com

    ResponderEliminar
  4. JÁ AS TINHA VISTO, AQUI ACHO QUE POUCO OU NADA TEM

    ResponderEliminar